quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Alongamento antes e depois da atividade física.


Alongamento antes e depois da atividade física.

IMPORTANTE: Antes de qualquer atividade física consulte seu médico.
As informações aqui contidas são veiculadas a título exclusivamente informativo.

Estimado leitor, por favor, veja a nota abaixo inserida em 03.02.2010.

Meus blogs tem anúncios do Google e eu estou comprometido em fornecer ao estimado leitor conteúdo inovador e exclusivo.

No final de 2009 eu estava na hidroterapia aqui de Blumenau quando uma colega minha me recomendou postar no meu blog imagens de alongamento antes e depois da atividade física, pois é algo que a maioria das pessoas esquece com frequência.

Pesquisei na internet e encontrei o excelente artigo do Prof. Califa Abud Cury Filho.

Entrei em contato com ele por e-mail e o mesmo me autorizou a publicar aqui seu artigo na íntegra.

Entretanto a reprodução integral do artigo torna o mesmo repetido na internet e isto é pouco desejável para o estimado leitor visto que o mecanismo de busca do Google tem que indexar o mesmo título várias vezes.

Desta forma estou modificando o excelente texto para citação e mantendo a figura abaixo para evitar de privar o estimado leitor destas informações relevantes.

Fique à vontade em comentar este ou outro post.

Um abraço, estimado leitor.

Por: Califa Abud Cury Filho
Alongamento antes ou depois do aquecimento?
Nota: Segundo o Prof. Dr. Abdalla Achour Junior, "o alongamento tem um efetivo efeito quando se avalia para realizá-lo."
FAÇA UMA AVALIAÇÃO ANTES DE FAZER ALONGAMENTOS.

Segue texto de Califa Abud Cury Filho

"A atividade física deve começar com exercícios calistênicos para aquecer o corpo, como já vimos. Depois, é necessário um alongamento ² de baixa intensidade. Os exercícios de flexibilidade ¹ complementam os de aquecimento. Com intenção de prevenir, algumas lesões em ligamentos, tendões, músculos e até mesmo em suas articulações, como no caso de uma lombalgia dor na coluna lombar . Eles devem ser feitos de maneira lenta e progressiva, evitando os alongamentos rápidos, por encontrarem uma grande chance de provocarem distensões e espasmos musculares.

Vamos à prática; um exemplo: acordei em plena quarta de carnaval com uma vontade de correr no parque. Ao chegar, antes de correr, deverei fazer um curto passeio caminhada , onde não há impacto e nem risco de uma torção, elevando assim minha freqüência e temperatura corporal. Logo após, devo fazer um ²alongamento de baixa intensidade, para prevenir meu corpo de possíveis lesões. Existem várias formas de alongamentos. Portanto, uma simples: começar pelo pescoço, indo até os pés, segurando por volta de 20 a 30 segundos, de acordo com o tamanho do grupo muscular a ser trabalhado. E então, só depois começar a corrida.

Dica: evitar parar de vez (uma corrida), devendo sempre fazer uma volta calma diminuir a freqüência cardíaca aos poucos . E, assim, passar para o alongamento pós-exercícios, de forma delicada, evitando fazer depois de uma atividade física intensa, trabalhos de ³flexionamento, os quais podem provocar distensões. E para fechar com chave de ouro, nada melhor do que tomar aquela água de coco, para uma boa hidratação.

Fique por dentro

¹Flexibilidade - É a qualidade física que condiciona a capacidade funcional das articulações a movimentarem-se dentro dos limites ideais de determinadas ações. É a amplitude de movimento. Dependem da mobilidade articular e elasticidade muscular. Mulheres e as crianças são mais flexíveis. É uma característica corporal pessoal. Deve ser treinada em sessões freqüentes e com aquecimento prévio.

²Alongamento - Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares (por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.), fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. Pode ser esse de baixa intensidade, até onde se começa a sentir a dor .

³Flexionamento - Forma de alongar com alta intensidade, com o objetivo de aumento da flexibilidade. É aquela que dói .

Exemplos de alongamentos antes e pós exercícios.
Alongamento antes do exercício


Desenhos demonstrando os alongamentos




















Fonte: Califa Abud Cury Filho
Personal Trainer em Brasília (publicado mediante autorização do autor)

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